top of page
  • Foto do escritorBia Marson

DESMISTIFICANDO AS SÉRIES SOBRE REFORMAS

O que você realmente deve aprender com "Irmãos a Obra" e outros programas de reforma!

Você já deve ter visto algum programa de reforma e decoração na tv, certamente. Eles estão por todos os lados, seja na televisão aberta, na fechada, nos streamings.. como série, como filme, como programa. Uma super chuva de informações sobre este conteúdo, né?


Estes programas são sim inspiradores para nós (arquitetos), empolgantes para vocês e definitivamente legais no censo comum.

Mas eu preciso te dizer uma verdade: a sua reforma não vai ser assim!


A não ser que você esteja disposto a entregar o seu apartamento novinho ou sua casa que você batalhou tanto para ter e comprar, nas mãos de um profissional que você encontrou apenas 1 ou 2 vezes e aceite não estar presente durante todo o processo da obra, compras e montagem final. Cenário incômodo, né?


E eu acho importantíssimo te dizer: a sua reforma não vai ser como a da televisão!! E olha que nem vou entrar no mérito de que a maioria dos programas que fazem sucesso são de outro país, portanto os processos e principalmente os materiais são totalmente diferentes daqui!


Sei que o resultado na grande maioria das vezes é incrível e lindo de morrer mas a primeira vista, qualquer transformação e decoração que siga alguns pontos do seu briefing, encherá os seus olhos... mas você já se perguntou se realmente tudo do jeitinho que ficou ali, vai atender o dia a dia daquele morador? se ele de fato vai gostar de todos os tecidos, cores e detalhes depois que conviver com eles? e se formos mais a fundo ainda, será que está tudo realmente funcionando?? eu nunca vi alguém ligar o forno, por exemplo, nestes programas.......rsrs


Brincadeiras a parte, e principalmente não desmerecendo qualquer formato de serviço. O que eu quero que você compreenda: o processo não é tão maravilhoso e relaxante como mostram na tv. E você não vai entrar no espaço um belo dia, depois de relaxar na praia por apenas umas semanas e ver tudo pronto e lindo perfeitamente.

Na verdade, durante todo o processo, que pode levar meses, você vai precisar tomar decisões, gastar dinheiro e chegar a ir dias seguidos na obra em que parecerá que nada foi feito (mas sempre foi simm, só não parece e eu sei que a frustração de ver a bagunça, vem!).


Com tudo isso, o que quero levantar aqui é: Não crie expectativas com esses programas, sobre o desenvolvimento da sua reforma.

O que também não quer dizer que será o verdadeiro caos na terra e que "obra é só problema mesmo", ok? Longe disso! Com os profissionais corretos, você terá um resultado incrível e o processo será sim com o mínimo de stress. Mas estou dizendo que não será romantizado. Você precisará de foco e determinação para direcionar as suas expectativas conforme o cronograma e etapas do seu profissional parceiro, mexer no seu orçamento, tirar dinheiro dos investimentos.. e ainda por cima, é um momento de se desenvolver pessoalmente. Eu compreendo isso. Nada que cause um grande impacto na nossa vida é tão simples.


Aproveite o processo, ele será especialmente significativo na sua vida. O aprendizado é grande, a experiência é marcante e o resultado será para sempre (ou pelo menos por alguns anos rs)!


Beijos e até mais!



Arqta. Bia Marson





Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page